Nossa
vida é baseada em decisões constantes, cabe a nós saber como guia-las pelo
caminho correto, pensando nisso encontrei um texto com autor desconhecido e
baseado nos princípios, escrevi este sobre decisões, espero que gostem:
O primeiro princípio para tomar boas decisões é conseguir observar todos os fatos. A Bíblia diz em Provérbios 18:13 “Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha.”, portanto ouça as pessoas antes de julgá-las ou até ouvir a si mesmo já é um bom começo, todos tem traumas e defeitos e acabamos por anular todas as qualidades e coisas boas por conta disso, aprenda a ver o lado bom das coisas, e quando tudo parece que está ruim se lembre que Deus te ama muito e chora junto com você nos momentos difíceis, só isso já é um motivo muito bom para pensar.
O segundo princípio para tomar boas decisões é manter a mente aberta a novas ideias. A Bíblia diz em Provérbios 18:15 “O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura.”, e as vezes deixamos de compreender e jogamos pedras nas pessoas ou ficamos receosos em confiar em nós mesmos, mas quando procuramos ver todos os pontos estamos indo a procura da melhor solução.
O terceiro princípio para tomar boas decisões é ouvir ambos os lados da história. A Bíblia diz em Provérbios 18:17 “O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão, até que outro venha à frente e o questione.”, ouvir ambos os lados as vezes exige muito de nós, nosso orgulho nos faz senhores da razão, mas quando somos orgulhosos deixamos de ser quem verdadeiramente somos, sendo que muitas pessoas podem questionar nossas decisões, mas quando tomamos elas com nosso coração tudo fica melhor, porém temos que nos lembrar que nosso coração é enganoso, por isso temos que pedir a ajuda de Deus.
Se tiver dificuldade em tomar decisões, Deus lhe ajudará. A Bíblia diz em Tiago 1:5-8 “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.”, Deus nos dá sabedoria a vontade, é só pedir... simples assim.
Confie em Deus e não em si mesmo quando necessitar de direção. A Bíblia diz em Provérbios 3:4-6 “Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação. Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”, só Deus pode mostrar o melhor caminho, não são minhas palavras e nem nossas convicções.
A
oração ajuda o processo de tomar decisões. Jesus usou este método antes de
escolher os discípulos. A Bíblia diz em Lucas 6:12 “Num daqueles dias, Jesus saiu
para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.”, se Jesus
que é filho pedia ajuda a Deus o que nos torna melhores para não fazer o mesmo.
É importante ter humildade quando
pedimos a Deus para nos ajudar a tomar boas decisões. A Bíblia diz em
Salmos 25:9 “Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho.”
Às
vezes é realmente difícil tomar decisões, ainda mais quando não somos os
únicos
envolvidos, temos o orgulho, as convicções, nossas certezas... Mas tudo isso só
vem pra nos atrapalhar, estas coisas nos impedem de ver a situação realmente
como ela é, e queremos sempre ser os beneficiados da história e sair tranquilos
da situação, mas lembre-se algumas lágrimas agora podem te poupar muitas
lágrimas no futuro. O melhor de tudo é saber que independente do que acontecer
Deus ainda estará do nosso lado, independente dos erros ou das más escolhas,
Ele continua ao nosso lado, chorando junto, sorrindo junto, enfim... Deus nunca
nos abandona, nós que às vezes o abandonamos e ainda colocamos a culpa nEle achando
que nos deixou.
Pablo Henrique Prancheski
kkkkk empolgado com o blog nem me lembrei que esse era o dia do aniversário do mesmo.
ResponderExcluir