História
Em
Abril de 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos, o Model T,
um veículo robusto, seguro, fácil de guiar e principalmente barato.
Qualquer um era capaz de guiá-lo ou consertá-lo, sem precisar de
motorista ou mecânico. A fabricação deste modelo ganhou um notável
incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos
produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer,
implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a
indústria automobilística.
O Model T era o primeiro carro projectado
para a manufactura. Com estas inovações, em vez de um operário ficar
responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas
ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários
carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que
movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada
um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois
um carro ficava pronto a cada minuto. E a queda de preço foi constante:
em 1908, ano de seu lançamento, uma unidade custava US$ 850; em 1927,
último ano de sua fabricação, o preço tinha descido para US$ 290.Por
estas razões, o Model T conquistou o público americano e de outros
países. Em 1914 é iniciada a sua fabricação na Argentina.
Em 1917, é
lançado o camião Modelo TT. Em 1919, a Ford torna-se a primeira
fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro e do camião
dessa linha. Em 1920, mais da metade dos veículos que circulavam ao
redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países
distantes como Turquia e Etiópia.Durante
a Primeira Guerra Mundial, o Modelo T foi empregado amplamente, até
mesmo como ambulância. A produção do Modelo T foi mantida até 1927.
Henry Ford concluiu que era hora de o Modelo T ceder o lugar a uma nova
geração de produtos.
Características
Pintura
Até 1914, o Model T foi fabricado em uma série
de cores de acordo com a preferência dos consumidores. Em 1915, para
cortar custos, o Model T passou a ser produzido exclusivamente na cor
preta, situação que perdurou até 1926.
Tanque de combustível
Ficava sob o assento do passageiro da frente. Era preciso retirar o assento para abastecer.
Opcionais
Excepto em alguns períodos e para alguns
modelos, faróis e buzinas eram oferecidos como opcionais, mediante
pagamento adicional. O farol auxiliar do motorista, eléctrico, com
controlo interno, muito útil numa época de má iluminação pública, sempre
foi oferecido como opcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário