quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A luz da nossa vida

O universo testemunha o amor e a necessidade de Deus, como se cada detalhe de nossas vidas nos direcionasse para Ele, assim como encontramos em Romanos 11, versículo 36: Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. Mas antes de falarmos sobre o quanto Universo nos lembra do cuidado de nosso Criador, eu quero falar sobre a luz e a influência que ela tem sobre nossos olhos.

Relembrando um pouco as aulas de biologia aprendemos que a nossa visão é um fenômeno biológico que se dá por conta da luz e que cada estrutura constituinte de nossos olhos é ativada através da mesma, ou seja, a luz que entra no olho passa por várias camadas e atinge a retina, onde é transformada em estímulos elétricos, os quais são enviados ao cérebro através do nervo óptico. O cérebro interpreta as informações recebidas e as armazena na memória, de maneira semelhante ao banco de dados de um computador. Dessa maneira, sem luz não há visão, não há cor e o mundo se torna trevas e de certa forma a vida se torna inviável. Imagine o que aconteceria ao mundo se o sol não aparecesse e todas as redes elétricas do mundo parassem e houvesse um blackout total, o mundo pararia, a vida se tornaria inviável e o caos se instalaria. Mas afinal aonde eu quero chegar com todo esse discurso biológico e o que isso tem a ver com o cuidado de Deus que eu mencionei no inicio do texto.

Certa noite eu estava refletindo sobre o peso da escuridão e como a luz é necessária para nossa visão e funcionamento da nossa vida, quando me veio à mente o texto bíblico que fala: Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. (1Jo.1:5). E nesse momento eu compreendi que a luz, a qual nós estamos tão acostumados a conviver é mais um pequeno e interessante lembrete do quanto precisamos de Deus. Deus é tão detalhista que usa um fenômeno que pode ser explicado biologicamente como a o efeito da luz dentro dos nossos olhos, para entendermos o quanto necessitamos da Luz d’Ele nas nossas vidas. Da mesma forma que sem luz as nossas vidas param, assim sem a Luz a nossa vida não tem sentido nenhum, não tem razão e a única coisa que nos resta é o vazio e o peso da Escuridão. Precisamos de Deus para seguir em frente, para poder ter algum sentido em nossas vidas, para podermos ter um Caminho a trilhar, para termos uma esperança, para poder esperar algo mais dessa vida que está cercada de sombras e trevas, pois o único lugar no mundo onde não há trevas e que qualquer treva pode ser dissipada, esse lugar com certeza é na presença de Deus. Mas diferente da luz que precisa entrar nos nossos olhos pra ser encaminhada ao nosso cérebro, a Luz precisa entrar nos nossos corações para refletir em nosso caráter, personalidade e espírito.

A luz é um pequeno reflexo do que é Deus em nós e de como as coisas foram criadas por Ele, para Ele e por intermédio d’Ele. Que jamais nos esqueçamos que sem Luz, nós até podemos dar algum passos, mas com certeza nós iremos nos perder e nunca saberemos onde estamos pisando nem para onde estamos indo, porém com a Luz nos conhecemos o Caminho, a Verdade e a Vida.

Autora: Laís S. de Araújo

Um comentário:

  1. Que ilustre descrição do nosso Deus.
    Viajei junto a essas palavras.

    ResponderExcluir